Competição de futebol amador disputada por 24 equipes de Porto Alegre e Região Metropolitana durante todo o ano!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

AFCEEE, a grande recuperação da Superliga!


História do Time
A equipe da AFCEEE é oriunda do extinto G. E. Força e Luz que tinha sua sede atrás dos bombeiros da Silva Só/POA. Mandava seus jogos lá até setembro de 2008 quando o Força e Luz foi vendido. A equipe era formada antigamente por atletas das Companhia Estadual de Energia Elétrica do Estado – CEEE. Anualmente eram disputados campeonatos com 6 equipes, onde dali eram tirados atletas para formarem uma única equipe e disputar campeonatos amadores citadinos, como é o caso da Super Liga criada em 2009. Isso foi assim até 1998, quando o Governo Britto privatizou a CEEE. Muitas mudanças ocorreram e uma das conseqüências foi a extinção deste campeonato pela falta de atletas. A AFCEEE é uma associação de funcionários das empresas de energia elétrica do estado que promove anualmente campeonatos em diversas cidades tendo o campeão de cada cidade a vaga para disputar as finais em Capão da Canoa no final de cada ano. Atualmente os atletas de Porto Alegre jogam com o nome da associação. Numero de atletas Falando de Porto Alegre, conta com assíduos 10 atletas. Agora com a disputa da Super Liga, o AFCEE trouxe mais 6 atletas, formando então a equipe atual.
Média de idade
A média de idade não é precisa, mas como se trata de uma equipe empresarial, ela fica acima dos 28 anos.

Destaques da equipe
Devido a grande passagem de atletas no decorrer dos anos, a equipe não tem um grande artilheiro, mas pode ser lembrado alguns destaques da equipe. Atualmente, tem jogadores ofensivos que estão dando conta do recado como Marcelo, Dudu e Túlio. No meio campo, apesar de jogar pelo Delaboca, Giovani faz parte da equipe nas disputas anuais da AFCEEE bem como em jogos do SESI. Atualmente jogando a Super Liga encontram-se Vitinho, Wainer, Michel e Marquinhos que tomam conta deste setor. Na marcação, um ótimo desempenho de Cristiano e Neni, que podem ser comparados com Bolivar e Guinazu do Internacional respectivamente. Na defesa temos Tau e Léo, experientes, que guardam com dedicação o gol defendido por Diego.

Onde jogam
Depois de fechado o Força e Luz, começamos a mandar nossos jogos no Humaitá, no Colégio Santo Antônio e mais recentemente com a venda daquele espaço a AFCEEE tem mandado seus jogos na Bordonera em Viamão.

Diretoria
Não podemos misturar a AFCEEE associação e AFCEEE equipe de futebol. Falando da equipe, a diretoria atual tem 5 integrantes. Em 2010 ingressaram na diretoria Diego Pereira responsável pelo blog , Cesar Oliveira que cuida do fardamento e ajuda no financeiro e Marcelo Ávila que cuida da marcação de jogos e contratação de arbitragem. Cristiano Oliveira controla o financeiro e foi responsável pela contratação do Técnico Ronaldo para comandar a equipe, já compõe a diretoria desde 2007. Contudo, dos cinco cartolas acima, todos jogam na equipe, exceto o técnico que tem o time na mão.

Cores
As cores atuais são as mesmas cores da CEEE, vermelho, branco e azul. Devido a grande rotatividade de atletas, que inclusive compraram seus fardamentos, a equipe vem jogando com o fardamento número 2 que é todo azul com detalhes branco, mas já para 2011 pretendemos ampliar a confecção do fardamento número 1 e estendê-lo a toda equipe.

Títulos e Curiosidades
Atualmente a AFCEEE Porto Alegre, é Bi-Campeã dos jogos anuais disputados por equipes de todo o Rio Grande do Sul. Desde a dissipação da equipe resultante da privatização de 1998, a organização nunca mais foi a mesma. Na busca de uma reestruturação, devem coisa ao João Corte Real, funcionário da CEEE e membro do conselho fiscal da AFCEEE (falando da associação) que por muito anos levou sozinho a organização da equipe nos jogos estaduais e com a entrada de Cristiano, ganhou um grande aliado na logística da equipe. Até 2007, o time disputava vários amistosos durante o ano, ia para as regionais no interior do estado, conseguia a classificação e quando chegava nas finais em Capão da Canoa, a vitrine da competição, via gente que nunca havia jogado na equipe entrar em campo, devido a manipulação dos antigos boleiros. De 2007 pra cá, muita confusão aconteceu nessa transição de quebra de panela dos antigos e a renovação da equipe, inclusive foram criados muitos desafetos que infelizmente foi preciso para levar a equipe a voltar a disputar e ganhar títulos como o de Capão da Canoa em 2008, onde a AFCEEE Porto Alegre venceu a forte equipe de Bagé nos pênaltis. Foi a consagração de um trabalho de reestruturação feito por Cristiano juntamente com Corte Real que também teve o apoio e ingresso do meio campista Adriano, jogador do Bordô que também é funcionário da Companhia e defende a equipe. Apesar do título ainda havia muito murmúrio e quebra de vestiário (velha guarda x jovem guarda) devido a situação de um jogador comandar a equipe, não sabemos se com razão ou não, pois quem vive no meio da boleiragem sabe que sempre haverá os contentes e descontentes dentro de uma equipe, por isso é fundamental uma comissão forte que tenha o time na mão. Com isso, a principal meta depois da reestruturação era a contratação de um treinador que entendesse de futebol e ao mesmo tempo tivesse pulso firme e fechasse com a equipe. Passaram 2 treinadores que não duraram praticamente nada até a chegada de Ronaldo em 2009. Ronaldo pegou a equipe já estruturada e embalada pelo título de 2008, comandou alguns amistosos e alguns jogos no Campeonato do SESI já visando a busca do Bi-Campeonato estadual. Agora com os jogadores preocupando-se só em jogar e a comissão técnica montada, a AFCEEE foi para Capão da Canoa em 2009 e não deu outra, trouxe o Bi-Campeonato estadual batendo a equipe de Gravataí por 1 x 0 aos 40min do segundo tempo com um gol decisivo do atacante Marcelo depois de belíssima triangulação do meio campo Pablo e escorada do atacante Diego, conhecido como Ledur. Esta equipe também obteve um 4º lugar no Torneio de Inauguração da Bordonera em julho de 2009 e agora sonha em buscar vôos mais altos como a busca do título da Super Liga.

Atletas
Goleiros: Diego e Roberto
Zagueiros: Thiago, Tau, Léo
Meias: Cristiano, Marquinhos, Jeferson, Aldo, Marcio, Jeferson, Ederson, Anderson, Breno, Cesar, Guilherme, Vitinho, Neni, Guilherme, Michel, Pablo
Atacantes: Dudu, Marcelo, Diego (Ledur), Túlio, Erê
Técnico: Ronaldo Rocha




6 comentários:

  1. Parabéns AFCEEE pela grande recuperação na Superliga e a história no futebol de várzea...um grande abraço dos amigos do Russo Preto.

    Carica
    Russo Preto

    ResponderExcluir
  2. Feito!
    Hoje o assunto é futebole vamos ver se o AFCEEE vai receber 47 parabenizações! hehehehee
    Parabéns pela restruturação, campanha e classificação. Aos envolvidos que mantiveram a equipe na ativa ficam os votos de vida londa ao AFCEEE do CHINEIRO, sabemos que não é fácil manter um time!

    ResponderExcluir
  3. Vou aumentar o nº de comentários...
    Parabéns pela excelente campanha de recuperação.
    Muitos anos de vida.
    Um abraço aos tantos amigos que tenho neste grupo.
    Dri

    ResponderExcluir
  4. Parabens gurizada,pela classificação para a segunda fase.
    Em especial ao Marcelinho,Cristiano,gente boa os caras,que comandam a AFCEEE.



    Baresi (Bahia)...

    ResponderExcluir
  5. É uma honra e uma satisfação defender as cores pela qual meu falecido pai o fez na época do Força e Luz... Só de ver a história contada no blog me faz relembrar as histórias que ele me contava e as inúmeras medalhas e troféus que ele tinha quando infernizava os adversários pela ponta direita, tanto é que levou o apelido de Tesourinha II pela semelhança em seu futebol com o famoso ponta do Glorioso Internacional... Tá certo que tenho muito caminho pela frente, mas vamos lá!!!
    Força AFCEEE e vamos em busca do título!!!
    Marcelo Ávila

    ResponderExcluir
  6. Gurizada do AFCEEE,

    Peço desculpas por não deixar a matéria o dia todo em cima do blog, espero que compreendam que foi em uma situação totalmente atípica.

    Abraços,
    Diego

    ResponderExcluir